Como criar um blog de sucesso - conceito

Ultimamente tem se tornado cada vez mais comum pessoas e empresas criarem seu blog. Uns continuam investindo seu tempo e dinheiro enquanto a maioria se desanima com a falta de visitas e o abandona. Aqui vamos ensinar algumas dicas básicas para se dar um pouco melhor nesta área.

Antes de mais nada você deve encarar o blog como um hobby, deve fazer por prazer e não por obrigação. Fará ele no seu tempo livre dedicando-se a pesquisa de imagens, fontes e melhoramentos.

O que é um blog?
É um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.
Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais.

Por que fazer um blog?
Esta resposta só você pode ter, pode ser por diversão, adquirir conhecimento, investir em uma nova área, divulgar seus trabalhos ou de sua empresa, ganhar um extra ou simplesmente por curiosidade. Muitos negócios lucrativos nasceram de hobbies.

Tipos de Blogs
Existem diversos tipos de blogs atualmente. Entretanto é possível dividi-los em três grandes ramos:
Blogs pessoais: Os blogs pessoais são os mais populares, normalmente são usados como um gênero de diário com postagens voltadas para os acontecimentos da vida e as opiniões do usuário. Também são largamente utilizados por celebridades que buscam manter um canal de comunicação com seus fãs. Exemplos disso são os blogs de Marcelo Tas e Ivete Sangalo.
Blogs corporativos e organizacionais: Muitas empresas vêm utilizando blogs como ferramentas de divulgação e contato com clientes. Tanto é assim que já existe a profissão de blogueiro, ou seja, profissionais são contratados pelas empresas com o cargo de blogueiro para a realização de blogs internos ou externos para registrar as diversas atividades corporativas respectivamente para públicos internos (colaboradores) de forma mais privativa e externos como clientes e fornecedores. A empresa líder em blogs pelo mundo é a Microsoft com um total de 4500 blogs.
Blogs de gênero: Por fim há blogs com um gênero específico, que tratam de um assunto dominado pelo o usuário, ou grupo de usuários. Estes são os blogs com o maior número de acessos. Sendo que eles podem apresentar conteúdos variados, como humorísticos, notícias, informativos ou o de variedades, com contos, opiniões políticas e poesias. (fonte Wikipedia)

Escolha do tema
Já que o blog tem que ser uma coisa prazerosa você deve escolher um tema do qual goste e tenha conhecimento. Não adianta fazer um blog de ginástica se você tem uma vida sedentária. Ou um blog de culinária se você não sabe nem fritar um ovo.
A escolha do tema não deve ser em busca da audiência, mas como eu já disse um hobby que lhe traga satisfação em fazê-lo e tenha a ver com seus conhecimentos.
Se seu blog der certo, o que raramente deixa de acontecer se você não faz algo por prazer, sua dedicação e tempo deverão aumentar com mais pesquisas sobre o assunto escolhido e será mais difícil quando se faz algo que não se gosta.

Blog profissional
Se você está fazendo um blog para sua empresa ele deve ser realmente profissional.
Ele não deve ser realizado apenas nas horas vagas e deve ser feito por um profissional qualificado com conhecimentos em redes sociais, estratégia de mercado e no tema escolhido para o blog, que deve ser da área de atuação da empresa.
Não deve ser realizado por uma pessoa despreparada e sem experiência. O blog e redes sociais devem ser encarados como um departamento responsável pela imagem da empresa. É a sua chance de ser conhecido e ter mais clientes.

E se o blog não der certo?
Tudo depende dos seus objetivos. Se pretende fazer um blog como hobby, para se divertir não tem como dar errado. Mas se você pretende ficar milionário, lamento, mas você tem 99,99% de fracassar.
Hoje muitas pessoas que criam algum tipo de negócio na internet, mas a maioria não ganha o suficiente para sobreviver, na melhor das hipóteses vira um extra, o que já pode ser considerado um sucesso financeiro.
Seu objetivo pode ser para alavancar um outro negócio que você tem online ou não. Ou ainda, seu objetivo é ter mais amigos, divulgar seus trabalhos ou aumentar seu conhecimento de sua área de atuação.
Seja qual for seu objetivo tenha ele muito bem definido antes de começar a "blogar", há muito espaço na Internet para todos, mas os resultados costumam demorar a acontecer se você não investe pesado em divulgação.

Divulgando seu blog
Existem inúmeras maneiras de divulgar seu blog a melhores são as pagas. O retorno é imediato, mas você deve estar preparado para pagar o preço pelo tempo necessário. E deve-se escolher o veículo correto para atrair seu público.
A melhor não paga é pela busca no Google, quanto mais as pessoas o vistam e buscam no site melhor você vai aparecer nas pesquisas. O problema é isso demora a acontecer, portanto não se desanime. Aproveite suas redes sociais e divulgue seu blog para amigos e conhecidos, a audiência tem que começar por algum lugar.

Ainda há muito para falar sobre blogs, mas estamos saindo do conceito. Então dividimos esta artigo, vejam as próximas etapas todas as sextas.

Referências

Comentários

  1. Coincidência ou não, hoje mesmo postei um texto com o mesmo título que o seu. Rsrsrs. Gosto muito quando se defende a ideia de que um blog além da exposição da marca gera conheciento para quem escreve. Legal o seu ponto de vista.

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