Novo Orkuti consegue 150 mil adeptos em 4 meses e ameaça Facebook


Você sente saudade do Orkut, dos velhos amigos e das divertidas comunidades que participava? Então você deve conhecer o Orkuti, uma nova rede social anunciada em outubro do ano passado e que promete trazer a tona sentimentos nostálgicos do antigo produto da Google.

Com aproximadamente quatro meses de existência, o Orkuti já conta com 150 mil adeptos. Mas o brasileiro Alex Becher, dono da nova rede social, tem pretensões maiores.
"Minha meta é bater a marca de 1 milhão de usuários cadastrados até dezembro", contou o empresário em entrevista para a revista Exame.

Parecido, mas não igual

As similaridades dos sites de relacionamento não estão só no nome. Além de traços da interface remeterem ao visual do serviço tirado do ar no dia 30 de setembro de 2014 , o Orkuti permite que os internautas acessem jogos online e usem temas para alterar o plano de fundo do seu perfil.

Mas os destaques mesmo ficam por conta das comunidades, sendo que já existem cerca de 7 mil criadas — algumas já com 2 mil participantes —, e da saudosa página de “scraps”, a qual foi reformulada para apresentar no seu perfil somente as mensagens deixadas por amigos.
"Não tem nada que seja 100% idêntico, mas tentei manter layout e funcionalidades parecidas", explicou Becher. Apesar das semelhanças, o criador do Orkuti informou que até o momento não teve qualquer problema com a Gigante das Buscas por estar claramente desenvolvendo um serviço inspirado no Orkut.

Migração impossível

Como era de se esperar, muitos internautas gostariam de reaver informações, fotos e publicações feitas no Orkut. Contudo, Alex Becher já deixa bem claro que isso é inviável. "Os usuários entram em contato comigo tentando migrar conteúdo, mas é impossível: o Google não libera", argumentou ele.

Embora a ideia seja reviver a extinta rede social da Google, o Orkuti tem suas características próprias, como uma página de notificações com as interações de seus contatos — algo na linha do que acontece no Facebook. Além disso, por hora, a nova rede social não possui publicidade. Porém, isso deve mudar em breve com a implementação de uma loja online e da disponibilização de temas patrocinados.

Pensando no futuro do Orkuti, Becher informou que pretende incorporar até junho deste ano um recurso para a exibição da sua “sorte do dia” e uma função para reproduzir playlists de músicas obtidas a partir do YouTube. A rede social já tem também apps para iOS e Android.

Nós do Assuntos Criativos já marcamos presença e criamos nossa comunidade.
Visite e diga o que acha.

Comentários